top of page

O mundo aos olhos de uma criança ou Sobre uma das melhores animações que já vi na vida

  • Foto do escritor: Júlia Mayumi
    Júlia Mayumi
  • 23 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura


Sabe quando você sai do cinema e pensa "AH. MEU. DEUS"? Foi isso o que me aconteceu hoje, quando terminou a sessão de "O Menino e o Mundo" (aliás, ainda tá em cartaz no Cine Itaú, corre lá), que está sendo re-estreado este ano após receber a indicação ao Oscar de Melhor Animação, causando burburinho no meio cultural.

À parte da concorrência à famosa estatueta, o filme é TOP DEMAIS. "Dos filmes brasileiros mais emocionantes que já vi e que merece ser visto no mundo inteiro!", nas palavras do ator Fabio Audi (protagonista de "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", outro filme brasileiro sensacional que será indicado em breve aqui no blog). Em cerca de 90min, imagens LINDAS nos aproximam da visão de uma criança sobre a realidade, com traços simples misturados a técnicas como colagens e até mesmo filmagens em estilo documentário. O enredo traz um menino que vive na zona rural e vai para a cidade grande depois que seu pai se muda para procurar emprego. O filme passa por diversos cenários, que representam tanto o Brasil como o resto do mundo: o campo pobre, as favelas, as zonas agrícolas, as indústrias, as grandes cidades e até mesmo as regiões portuárias. Com cenas repletas de cores intercaladas a seleções mais restritas, absolutamente tudo o que está na tela contribui para as metáforas que o filme apresenta, retratando de forma precisa a vida real. Desigualdade, pobreza, ostentação e todos os problemas sociais enfrentados por todas as sociedades, em maior ou menor escala, são expostos durante a história.

Para ser BEM sincera, não tenho muita certeza se entendi todo o filme, fiquei confusa em várias passagens. MAS o que importa é que você PRECISA assisti-lo e torcer MUITO por ele - não apenas para que ganhe mais um prêmio para sua já extensa lista, mas para que ele seja uma alavanca para o reconhecimento da produção audiovisual do Brasil! Em meio ao sufoco das comédias de baixa qualidade e dos filmes violentos sobre favelas, "O Menino e o Mundo" traz questionamentos através de imagens belas e de inquestionável qualidade. Uma prova de que o cinema brasileiro tem muito a oferecer.

Recomendado:

- Entrevista com o diretor Alê Abreu

http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2016/noticia/2016/01/o-menino-e-o-mundo-diretor-critica-divertida-mente-e-ve-chance-no-oscar.html


Comments


Obrigada por ter lido! Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe se gostou!

Posts Recentes!
Temas!

© 2016 por Júlia Mayumi. "Me liga quando voltar, adoro suas visitas" (Edna Mode) 

MUITO obrigada por ter visitado! Deixa um recadinho no mural ou um comentário em algum post!

bottom of page