top of page

Energia de sangue ou Sobre família, honra e desespero

Quando Mao Tsé-tung governou a China (1956-1976), os camponeses passaram por graves dificuldades econômicas que forçavam vários deles a venderem sangue a fim de completarem suas rendas. É nessa realidade dura de escassez que vive Xu Sanguan, protagonista de Crônica de um vendedor de sangue, do premiado autor chinês Yu Hua. O livro, publicado pela Cia das Letras, traz um enredo marcado pelas relações sociais da China naquele período, particularmente da vida no interior.



O autor constrói personagens muito interessantes. Ainda que o foco seja na vida de Xu Sanguan, os coadjuvantes são bem trabalhados - principalmente sua esposa, Xu Yulan. A vida da mulher mostra como era difícil ser do sexo feminino naquele contexto histórico; em vários momentos são cometidas injustiças contra ela que, embora tenha espírito forte, não questiona em nenhum momento, pois é obediente às regras da sociedade em que foi criada, à ideia de "boa esposa" e "boa mãe".

As relações familiares de Xu Sanguan, Xu Yulan e seus filhos é bastante tumultuada, e o protagonista precisa tomar, mais de uma vez, decisões difíceis para manter sua família unida. Sua relação com o primogênito, que não é seu filho biológico, é particularmente interessante e, de certa forma, comovente. Nenhum personagem do livro pode ser considerado bom ou mau: eles fazem o que é necessário para sobreviver, seja para satisfazer suas necessidades físicas (alimentação, moradia, etc.) ou para manter a honra da família.

Crônica de um vendedor de sangue é um livro necessário, direto e chocante, que narra, sem rodeios, os sacrifícios que as famílias chinesas atravessaram durante um dos períodos mais turbulentos da política do país, indo além do período histórico para falar das dificuldades que todas as famílias, de todas as épocas, tiveram que passar para se manterem unidas.


 

Recomendado:

- Artigo do Estadão sobre o autor Yu Hua

http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,premiado-yu-hua-fala-de-cronica-de-um-vendedor-de-sangue,825180

Obrigada por ter lido! Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe se gostou!

Posts Recentes!
Temas!
Nenhum tag.
bottom of page