top of page

Desabafo: Eu não entendo de política

Este não é um texto inteligente. É só um desabafo.


Tudo o que sei sobre governos, aprendi nas aulas de história. Os que vieram depois que eu nasci, acompanhei por noticiários tendenciosos (não que os livros de história não sejam, mas ao menos eles já passaram pelo crivo do tempo e existem várias análises), então não tenho certeza de nada. Não faço a menor ideia de como surgiram cada um dos 33 partidos políticos brasileiros (segundo o site do TSE). Não conheço nem vinte nomes de políticos que estão no poder, em qualquer instância. No entanto, todos os maiores de 21 anos que eu conheço (e os que eu não conheço, obviamente ) pagam os salários dessas pessoas. E daqui a pouco, eu também pagarei. Se parte do meu suado dinheiro será entregue a eles, eu deveria esperar que eles cumprissem a parte que lhes cabe. Afinal, se exijo dos funcionários dos comércios que frequento um serviço de qualidade, da mesma forma deveria exigir dos políticos que trabalhem com excelência.

MAS, assim como eu, muitas pessoas da minha idade não discutem para política. Não querem saber quem está fazendo que projeto, quem está aprovando qual lei, qual partido defende qual grupo - planejam apenas pagar seus impostos, não cometer atos ilícitos e seguir vivendo. Seria um plano egoísta?

Não posso culpar quem pensa dessa forma. Dado o círculo vicioso de corrupção no qual a política brasileira está inserida, faz muito sentido que várias pessoas tenham desistido do governo e tocado suas vidas alheias a esses debates.

Mas isso não deveria estar acontecendo. As decisões do governo deveriam ser de interesse geral. O modo como o país em que vivemos funciona deveria interessar a todos os cidadãos. O problema de quando muita gente desiste da política é que isso cria uma massa de inexpressividade. Não estou dizendo que as pessoas que não se manifestam são alienadas ou indecisas, muito pelo contrário. Simplesmente não veem mais sentido em debater, porque têm certeza que não levará a coisa alguma. Mais de dois milhões (chutando baixo) de pessoas foram às ruas protestar a favor do impeachment, e menos da metade disso, contra. Segundo o Censo de 2013, o Brasil conta com uma população de mais de DUZENTOS MILHÕES. Sou de humanas, mas não é difícil perceber pelos números que a esmagadora maioria não se pronunciou em um momento tão importante da nossa história, e, em muitos casos, pelo motivo apresentado acima (claro que existem várias outras razões, mas se eu começar a citar, não sairemos daqui hoje).

[E aqui nós temos um meme ridículo do Tiririca]


A sociedade está em constante transformação - você pode ler sobre isso em qualquer texto de sociologia. E as mudanças devem ser acompanhadas, analisadas e discutidas por todos os envolvidos. As pessoas, que são as responsáveis por elas, deveriam ser as mais interessadas nesse processo. Quando você não se importa com o modo como seu país está sendo dirigido, ou pior, se importa, mas não consegue expressar seu ponto de vista - seja porque nem a situação nem a oposição te representam, seja porque não existe um veículo que atenda às necessidades de debates diplomáticos e pacíficos - é porque existe algo muito errado no reino da Dinamarca.

Obrigada por ter lido! Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe se gostou!

Posts Recentes!
Temas!
Nenhum tag.
bottom of page