top of page

As cartas de um baralho ou Sobre filosofia e paciência

  • Foto do escritor: Júlia Mayumi
    Júlia Mayumi
  • 17 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

Jostein Gaarder. O nome pode não ser familiar, mas sua obra mais conhecida, O Mundo de Sofia, certamente já foi ao menos mencionado pela maioria dos amantes das ciências humanas. O Dia do Curinga foi publicado em 1990, um ano antes do livro que o tornaria mundialmente famoso, e narra a viagem do jovem Hans-Thomas e de seu pai pela Europa, com destino a Atenas, onde esperam encontrar a mulher que os deixara oito anos antes. No meio do caminho, o garoto de 12 anos recebe dois presentes misteriosos que abrirão sua mente para uma história inacreditável sobre destino, imaginação, loucura e a própria existência humana.

[as três capas da edição brasileira, pela Companhia das Letras]

O romance é permeado por metáforas que remetem tanto a temas cotidianos - como o uso de drogas - até a clássica pergunta "quem somos nós e para onde vamos?". Os protagonistas, Hans-Thomas e seu pai, inclusive, se consideram filósofos, o que não é de se surpreender, considerando o histórico daquele que os criou, e questionam-se ininterruptamente sobre quase tudo. O resultado é uma sequência de reflexões instigantes e que convidam o próprio leitor a pensar sobre tudo isso.

O título do livro mostra que a inspiração do autor foi um personagem por si só muito curioso: o curinga, a carta que "sobra" do baralho, o outsider, aquele que não tem um lugar definido na sociedade... O filósofo. De forma magistral, Gaarder estabelece uma relação entre o curinga e o pensador, entre as cartas de um baralho e a sociedade como um todo.

O Dia do Curinga é um livro que pode ser lido a qualquer tempo da vida - e várias vezes, pois a cada leitura, algo diferente será revelado.

Comments


Obrigada por ter lido! Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe se gostou!

Posts Recentes!
Temas!

© 2016 por Júlia Mayumi. "Me liga quando voltar, adoro suas visitas" (Edna Mode) 

MUITO obrigada por ter visitado! Deixa um recadinho no mural ou um comentário em algum post!

bottom of page