top of page

Vai ter young adult nacional, sim! - parte 1

Tem muita literatura para jovens de qualidade sendo produzida no Brasil. Paula Pimenta, Carina Rissi, Raphael Draccon, André Vianco, Rafael Montes, Renan Carvalho, Bárbara Morais... E pra quem curte road book, temos o incrível "Surpreendente", de Maurício Gomyde, publicado em 2015 pela Intrínseca, que tem um apelo especial entre os jovens por deter os direitos de autores como Rick Riordan, Jojo Moyes, Neil Gayman, Matthew Quick, Keri Smith, entre outros.

Este é um livro que se destaca no cenário juvenil nacional por vários motivos. A escrita leve e envolvente de Gomyde, que nos convida a cada capítulo a interagir com seus maravilhosos e shippáveis protagonistas. Pedro é um jovem formado em Cinema que deseja produzir o filme que irá alavancar sua carreira. Seu sonho, porém, é assombrado por uma doença degenerativa diagnosticada quando era criança - e que, no futuro, lhe causaria cegueira. Contrariando a medicina, Pedro não fica cego, o que o faz valorizar ainda mais esse sentido, tão importante para sua arte. O jovem logo conhece Cristal, uma garota determinada, inteligente e sensível, e parte com ela e mais dois amigos - o divertido Fit e a incrível Mayla - para a viagem que mudará as vidas de todos.

Amizade, arte e muito bom humor temperam esse romance que causou frisson no meio literário - e já foi encaminhado para publicação em Portugal, pela Editorial Presença. Você vai se apaixonar pelo jeito romântico do Pedro, pelas referências do Fit, pela irreverência da Mayla (e pelo nome dela também, pelamor), e, claro, pela diva da física Cristal. Iniciado com uma citação do mestre Fellini e encerrado com uma cena de levar lágrimas aos olhos, Surpreendente! é mais um desafio ao velho clichê de que "livro brasileiro é ruim", e, junto com a edição primorosa, merece o cantinho da sua estante dedicado aos livros que te dão orgulho desse nosso idioma maravilhoso.

 

O bom de autor brasileiro jovem é que dá pra tietar à vontade pelo facebook! Adiciona o Mauricio lá e aproveita pra curtir a página também! Lembrando que ele estará no estande da Intrínseca na Bienal do Livro de São Paulo nos dois finais de semana.

Obrigada por ter lido! Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe se gostou!

Posts Recentes!
Temas!
Nenhum tag.
bottom of page