top of page

Vai ter young adult nacional, sim! - parte 2

"Tudo o que é sólido pode derreter". O título não é muito convidativo, muito menos o número de páginas (498). Mas garanto que o romance de Rafael Gomes, publicado pela Leya em 2011 e baseado na série homônima produzida pela TV Cultura, vale a leitura.

A protagonista, cuja intérprete, Mayara Constantino, estampa a capa do livro, é Thereza, uma estudante de 15 anos que ama literatura e cujas histórias acabam se entrelaçando com os enredos dos principais clássicos da língua portuguesa. De forma sempre bem-humorada e um tanto didática (uma marca da TV Cultura), "Tudo o que é sólido" apresenta O Auto da Barca do Inferno, Os Lusíadas, Quem Casa Quer Casa e muitos outros marcos literários se cruzando com o cotidiano de uma jovem paulistana, mostrando que a realidade sempre permite múltiplas visões, dependendo do conhecimento de quem a enxerga.

Além de Thereza, a narradora, conhecemos vários personagens simpáticos: Marcos e Letícia, os melhores amigos; Dalila, a fresca; João Felipe, o crush de Thereza... E, claro, o Diabo, o Anjo, Padre Antônio Vieira e todos os outros que conhecemos das leituras obrigatórias. Com uma escrita suave, contemporânea e dinâmica, Rafael Gomes vai convencendo o leitor a embarcar nos devaneios da protagonista, em uma leitura leve, porém enriquecedora, do ponto de vista cultural. No mínimo, terminará a leitura desejando conhecer um ou dois clássicos que embasaram os capítulos do ivro.

A série, que foi ao ar em 2009, está disponível ilegalmente no YouTube. Protagonizada por Mayara Constantino, Victor Mendes, Wendy Bassi, Bryan Ruffo e Dalia Kochen, teve 13 episódios e foi gravada em São Paulo, trazendo cenários como a Av. 23 de Maio, o metrô Paraíso e a região da Sé. Com uma trilha sonora singela e diálogos rápidos, é uma boa sugestão de distração para uma tarde ociosa - e, claro, com um pouco de cultura.


Obrigada por ter lido! Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe se gostou!

Posts Recentes!
Temas!
Nenhum tag.
bottom of page